Quarta, 23 Janeiro 2019 16:28

IPVA - Pagamento antecipado dá desconto de até 24%

Pela primeira vez, o Governo antecipa o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Piauí. Em matéria veiculada no Programa 70 Minutos, apresentado pelas jornalistas Shirley Evangelista e Eli Lopes, a diretora da Unidade de Tributação da Secretaria Estadual de Fazenda do Piauí (Sefaz), Graça Ramos, explica que o objetivo da iniciativa é estimular o pagamento com desconto maior e reduzir o número de inadimplentes.

“Normalmente, o motorista do Piauí tem desconto de 15% para pagar o imposto, numa determinada data, de acordo com o final do número da placa do seu veículo. Essa medida visa estimular o pagamento, com um desconto maior. 

Tabela de desconto do IPVA 2019

Antecipando o pagamento, o Estado consegue um desconto maior e diminui o valor que você tem a pagar, obrigatoriamente, todo ano”, enfatiza Graça Ramos.

A diretora da Sefaz ressalta que o número de inadimplentes no Estado é muito alto. E quem optar por pagar o IPVA antecipado, terá um desconto a partir de 15%, o que vale para todos os proprietários de veículos, que são, aproximadamente, um milhão, no Estado, e que são obrigados a pagar o imposto, optando pela cota única.

Quem tiver a placa do veículo com a terminação 1, terá o desconto de 15 por cento; para a terminação 2, terá 16% de desconto, e assim sucessivamente. “Todos os proprietários de veículos automotores e com placas com o final de 2 (dois) podem pagar em fevereiro com o desconto de 15%, mas se você pagar em janeiro, o desconto será de 16%. A placa zero, que só vai vencer em outubro, por exemplo, terá o desconto de 24%, que é um desconto bem mais atrativo”, reitera Graça Ramos.

Ela lembra que, a partir do mês de março, o percentual volta a ser de 15% para todos os veículos. De modo geral, os condutores de veículos estão aprovando a iniciativa do Governo do Estado.

 

Fonte: Jornal Meio Norte